segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Parabéns ao Rugby na Moita – 42 anos de um amor inexplicável

Parabéns ao Rugby na Moita – 42 anos de um amor inexplicável


Nenhum deles saberia o quão fantástico seria aquilo o que um grupo de 5 ou 6 amigos decidiria criar hà 42 anos atrás e o quão importante se tornaria hoje para uma aldeia e para uma região aquela aventura que estavam prestes a criar. Meus amigos, o rugby na Moita deu-se à 42 anos. E que fantásticos anos têm sido, uns mais difíceis que outros mas com a direcção sempre bem indicada: em frente. E o dia de Sábado foi mais um dos grandes marcos para o clube, que viu o seu Parque Desportivo ainda mais bonito e preparado para todos os que nos que nos visitam e apoiam, proporcionando conforto e condições para que se sintam bem quando o fazem e para que o façam mais vezes. 


Um especial agradecimento à Câmara Municipal de Anadia por mais este tão importante apoio e a todos os nossos patrocinadores que contribuem para que esta instituição continue a ser orgulhosamente genuína e continue todos os dias a trabalhar para que se possam formar crianças e jovens com os nossos valores e o nosso espírito tão único. Será sem dúvida um incentivo para que este clube continue orgulhosamente a orgulhar a Aldeia do Rugby e o Concelho de Anadia.

A presidente da Câmara, a Srª Engª. Teresa Cardoso viria durante a tarde a descerrar a placa e a simbolicamente inaugurar as novas bancadas tornando o dia memorável e de festa rija até à manhã de Domingo. O jantar de Aniversário celebrou-se no Centro Cultural da Moita com cerca de 230 pessoas.


Link para album do dia:
https://www.facebook.com/pg/MRCBairrada/photos/?tab=album&album_id=1297407256988389

Caldas RC 20 x 13 MRC Bairrada

Vitória merecida para a equipa da casa

Em dia de festa o Moita Rugby Clube da Bairrada deslocou-se às Caldas da Rainha uma semana depois da data prevista para o jogo devido ao trágico falecimento de um jovem atleta do Caldas Rugby Clube. Em um jogo que se previa disputado do início ao fim tal como tinha sido na Moita, desta vez a vitória sorriu à equipa das Caldas, que conseguiu marcar em momentos cruciais do jogo, tornando a reviravolta difícil já perto do final do encontro.

No bonito complexo desportivo das Caldas da Rainha, foi a equipa da casa que haveria de marcar em primeiro através de uma penalidade aos postes e posteriormente com um ensaio convertido colocando o resultado em 10 – 0 com cerca de 20 minutos de jogo. Com as fases estáticas a não estarem tão esclarecidas como nos jogos anteriores, a falta de bolas de ataque penalizou o Bairrada que quis sempre defender com coragem a sua linha de ensaio e que nunca atirou a toalha ao chão, apesar das dificuldades em ter a bola. Seria a forte defesa a conseguir bolas para que o resultado fosse melhorando ao longo do jogo, e duas penalidades convertidas colocavam o resultado em 10 x 6 para a equipa da casa mas com a reviravolta ainda possível.


Quando a Bairrada já se instalava nos 22 metros da equipa da casa, um rápido contrataque da equipa de Caldas conseguiu furar a defesa da Bairrada e um sprint de uns bons 60 metros premiaria com o ensaio o Caldas RC e colocava o resultado em 16 -6. Foi o pontapé de recomeço que permitiu a recuperação da bola e a imediata resposta da Bairrada com o 3º linha recém entrado em jogo Bruno Almeida apanhar a bola e com o apoio do defesa André Abrantes e do ponta Flávio Santiago fazer o ensaio que colocaria o resultado em 15-13 e a vitória novamente ao alcance.


Porém, ao invés do que têm sido sempre a parte final de todos os jogos da Bairrada, o muito cansaço e já alguma falta de lucidez no seu jogo permitiu ao Caldas, através de uma jogada de alinhamento já executada também na Moita, que o seu 3ª linha centro marcasse através de uma combinação de alinhamento. Nota muito positiva para este jogador que manteve sempre a equipa de Caldas por cima e que motivou todos os seus companheiros a alcançar a vitória. Os últimos minutos do jogo foram jogados nos últimos 20 metros do Campo das Caldas, mas o resultado não sofreu alterações e a equipa vitoriosa foi a da casa. Resultado final 20 x 13. Vitória merecida da equipa que soube colocar ao dispor do coletivo as armas o individual. Parabéns ao RC Caldas.

Jogaram pela Bairrada:
Diogo Rodrigues, Vasco Gomes, Maurício Lameiro, Jorge Marques, César Duarte, David Tribuna, Pedro Santos, Miguel Heleno, Ruben Ari, Pedro Heleno, Flávio Santiago, Pedro Heleno, Jorge Carvalho, Luís Dias, João Pais e André Abrantes.
Suplentes: Alexandre Pires, Marco Venâncio, André Galante, Bruno Almeida, David Lourenço, Diogo Pereira e Henrique Monsanto.
Equipa técnica: 
Rui Rodrigues, Marcelo Alves e Fúrio Cinti
Vasco Rodrigues e Mariana Loureiro.


Sub 16 / 18 estiveram presentes nas comemorações do 42º aniversário
              
Em dia de Aniversário do clube, o misto S16/S18 do Moita Rugby Clube da Bairrada + Agraria Rugby, convidou o SPORT Clube do Porto para um amigável a ser disputado no belo relvado da Aldeia do Rugby, e foi num ambiente de festa que os nossos valentes jogadores entraram em campo. Um agradecimento especial ao SPORT por ter aceitado o nosso convite e pela sua numerosa comitiva.


Num jogo muito bem disputado de parte a parte os jovens Bairradinos e Agrários mostraram alguma evolução relativamente a jogos recentes, e não obstante algumas estreias na equipa, fizeram um jogo bastante bom, que temos a certeza deixou o muito publico presente agradado com o trabalho desenvolvido. Apesar de tudo, devido à maior experiência da equipa do SPORT (que está a disputar a serie B do Campeonato Nacional de S16) os portuenses levaram por vencida a partida por 19-17. Parabéns ao SPORT pela vitória no jogo e pela qualidade de jogo demonstrada, parabéns aos Bairradinos pelo trabalho feito e por lutarem e acreditarem até ao fim.


Mantendo a ideia da Direcção e equipa técnica, o Grupo de S16/S18 continuará a treinar com afinco de modo a evoluir cada vez mais, e tentará realizar partidas amigáveis a cada 15 dias.

E a festa não seria a mesma sem a presença das escolinhas

Num dia de grande festa para o clube, os mais novos também tiveram a oportunidade de participar! A Agraria de Coimbra aceitou o convite e rumou até à Aldeia do rugby com os escalões de sub8, 10 e 12 para um treino conjunto.
Um treino diferente para os mais novos, onde tiveram a oportunidade de melhorar e aprender coisas novas. Sendo também uma excelente experiência para os treinadores, que puderam trocar experiências e conhecer outras realidades de treino.
No final, houve um grande piquenique para restabelecer as forças!
Foi uma manhã em cheio, repleto de rugby e boa disposição.
A festa prolongou-se por todo o dia. 

Domingo foi a vez da equipa Feminina entrar em campo em Arcos de Valdevez


Neste domingo, a equipa sénior feminina deslocou-se até Arcos de Valdevez para a 1° etapa do CN de sevens, onde se inseriu no grupo B com Sport, Agrária e a equipa da casa o CRAV, acabaram a fase de grupos com duas derrotas com o Porto e Agrária e com uma vitória sobre o CRAV, fugindo assim ao jogo da despromoção para a série B. No jogo de atribuição do 6 e 5 lugares defrontaram a equipa do Tondela onde o cansaço falou mais alto e as atletas não conseguiram dar continuidade aos bons jogos até ali feitos, terminaram assim o torneio no 6 lugar.

De realçar a grande atitude da equipa bairradina na defesa onde esteve impecável em todo o torneio, viu-se uma grande evolução desta equipa jovem que trará um futuro risonho para a nossa aldeia.
Jogadoras: Beatriz Rodrigues, Bárbara Ferreira, Bárbara Silva, Inês Spínola, Filipa Mesquita, Vanessa Galante e Mariana Neves.
Treinador: Gonçalo Costa

Diretora de Equipa: Sara Sequeira


Sem comentários: