quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Europeu Sub-19 - Parabéns para nós

O nosso clube teve a honra e a oportunidade de participar na organização de um evento de grande importância, o mais importante e de maior responsabilidade, que o clube já teve até agora. A organização do Campeonato de Europa de Sub-19.
Foi uma organização partilhada com Coimbra e Lousã, já que a Federação entregou esta importante tarefa à região centro e o Comité de Rugby do Centro convidou as equipas associadas mais representativas, para o organizar.
Para que isto fosse possível, acreditem que esta direcção fez um grande esforço, quer em termos de trabalho quer em termos financeiros, com grande entrega pessoal, para que tudo corresse bem e para não ficarmos aquém da organização dos nossos colegas da Académica, Agrária ou Lousã.
Não seriamos justos se não deixássemos aqui uma palavra de gratidão à Câmara Municipal de Anadia, que desde a primeira hora aceitou e nos apoiou nesta grande organização, em especial ao Sr. Vereador do Desporto Engº Jorge Sampaio e sobretudo ao responsável pelas organizações desportivas da CMA, Sr. Carlos Neves com quem, durante a semana do torneio e as que a antecederam, trabalhamos diáriamente e em continuo, para que tudo corresse bem.
Para além de toda e complicada logística que nos cabia, a parte difícil foi sem dúvida o conjunto de melhorias que ficamos obrigados a introduzir nas nossas instalações, para que se pudessem realizar os jogos no nosso campo. É que foi uma questão de honra realizar os jogos no nosso campo, já que é lá que qualquer jogo de rugby faz sentido. A hipótese dos jogos serem realizados em Anadia foi logo posta de parte, apesar de ter indiscutivelmente melhores condições.
Mas felizmente tudo foi conseguido, com grande empenho de muita gente ligada ao clube e não só, a quem desde já esta direcção agradece.
Apesar do esforço e das dificuldades, foram vários os beneficios que o clube retirou deste importante evento.
Primeiro e talvez o mais importante, foi a visibilidade que trouxe ao rugby na região e em particular à nossa colectividade, tal foi a publicidade feita ao torneio e as noticias publicadas nos mais variados jornais (regionais e nacionais), que ninguém ficou indeferente a esta organização, substanciado na adesão verificada nos 3 jogos realizados no nosso campo.
Segundo, foi a boa imagem que o clube transmitiu para o exterior, com principal relevância para as instituições ligadas à modalidade (FPR e FIRA-AER),que não se cansaram elogiar a boa organização conseguida pelo Clube e CMA:
- A totalidade dos transportes das selecções residentes;
- O acompanhamento personalizado, com um oficial de ligação permanete do clube, para cada comitiva;
- A disponibilidade incondicional das infra-estruturas desportivas necessárias;
- O excelente jantar oferecido no Museu do Vinho a todos os dirigentes da FIRA-AER, da FPR, directores do torneio, dos árbitros, dos responsáveis dos clubes organizadores, do Comité Regional, e dirigentes de todas as selecções em competição;
- O jantar informal oferecido na sede do clube para os dirigentes e treinadores das duas selecções residentes (Portugal e Rússia);
- Os lanches/beberetes oferecidos aos atletas, na sede do clube, após os jogos na Moita;
- A visita guiada às caves da região,
- A satisfação de todos os pedidos das duas selecções, complementares ao protocolado préviamente.
E importante também neste capítulo para o clube, foi a mensagem transmitida para o exterior, de que somos uma colectividade organizada, responsável e capaz para grandes organizações, enraizando ainda mais a boa relação de confiança que existe com a Câmara Municipal, parceiro indispensável na vida do clube, principalmente nestes momentos importantes.
Em terceiro e não menos importante, o que acabou por resultar como beneficio material para o clube, com o melhoramento das infra-estrutura desportiva, nomeadamente:
- Aquisição e instalação de novos postes de rugby e respectivas protecções, no campo;
- Alcatroamento do parque de estacionamento do campo de jogos;
- Pintura interior e exterior dos edificios, com claro embelezamento de toda a infra-estrutura;
- Arranjo da área circundante do relvado;
- Trabalho de manutenção/reposição de todos os cabides, fechaduras, sanitários e chuveiros;
- Aquisição de 2 máquinas (lavar e secar roupa) e instalação de canalização na lavandaria;
- Instalação de novo portão de acesso ao relvado, na zona nascente do baneário;
- Instalação de móvel bar permanente, junto ao balneário, no exterior;
Em reumo, não obstante a grande responsabilidade e o esforço dispendido por todos, acabou por ser muito positivo para nós como clube esta organização.

Venha a próxima.

4 comentários:

Anónimo disse...

E com orgulho que leio estas palavras do presidente, TODOS juntos somos capazes de mais e melhor.Pelo rugby todos juntos.

antonio luzio

Diogo Pini disse...

Finalmente sentimos que estamos todos no mesmo barco, na mesma luta, temos todos a mesma ambição e, como família chegaremos aos nossos objectivos.
Grande abraço

Anónimo disse...

realmente tens razão mostramos que somos um club que estamos a altura de qualquer europeu, torneio, campeonato, etc... sempre que nos seja proposto algo nos conseguimos... desde que trabalhemos todos juntos.

Tiago Guerra

Anónimo disse...

Foi com enorme orgulho, pelo Clube e pela terra, que vi como todos trabalharam a alindar a casa para recebermos tão ilustres convidados. São obras que ficam! Muito obrigado Sr. Presidente e demais comitiva no esforço desenvolvido antes e durante este campeonato para que, até protocolarmente este tivesse o sucesso que todos vimos.
Viva o MRCB!
Viva o Rugby!

Pedro Alegre