quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Beach Rugby - Mira





















O Moita Rugby Clube da Bairrada, organizou no dia 1 de Agosto (Sábado) um torneio de rugby de praia, na muito frequentada praia de Mira, a que deu o nome de “1º MIRA BEACH RUGBY “.
Foi uma parceria com a Câmara de Mira, que desde a 1ª hora apoiou esta organização do clube da Moita, na pessoa do Sr. Vereador do desporto (Miguel Grego) que aceitou todas as condições apresentadas, a que desde já o clube publicamente agradece.
Apesar de ter havido uma ameaça de chuva para esse dia que estragaria o evento (choveu até às 11h00 - hora do inicio do torneio), mas o S. Pedro quis ajudar a organização e o tempo modificou acabando por fazer sol todo o resto do dia.
Estiveram presentes 8 equipas masculinas ( 2 equipas da Escola Agrária de Coimbra; Caldas, Lousã; Vila da Moita do Ribatejo, Figueira da Foz e 2 equipas do Bairrada) e mais 4 equipas masculinas (Moita Rugby Clube da Bairrada, Vila Nova de Famalicão e 2 equipas da Escola Agrária de Coimbra).
O Torneio foi muito competitivo, com os jogos a serem disputados com admirável empenho para final de época, alguns deles até ao limite, dado a exigência física para este tipo de terreno. Houve até, nalguns deles, uma disputa acima do esperado, sobretudo nas finais para chegar aos primeiros lugares, havendo mesmo necessidade de acções disciplinares por parte dos árbitros, tal a entrega dos jogadores aos lances.
O público que estava presente, que neste tipo de eventos vai variando muito, ( já que o torneio decorre durante todo o dia sem paragem e as pessoas que assistem vão mudando), tratando-se de pessoas que normalmente não assistem a partidas de rugby, estava impressionado com os jogos e percebia-se que gostavam porque, estando de passagem na marginal, acabavam por se sentar nas bancadas e assistir durante bastante tempo aos jogos de 5+5 minutos cada um.
No final a equipa masculina das Caldas ganhou o torneio, sendo um justo vencedor, porque foi a melhor equipa, não tendo perdido nenhum jogo até final.
Na vertente feminina foi a Escola Agrária de Coimbra, como se esperava, que dominou o torneio e ganhou, tendo a equipa da Bairrada uma participação muito digna, acima mesmo do que se esperava, dado a sua inexperiência nestes torneios na areia.
Foi uma experiência para repetir, estando já alguns projectos em carteira para o próximo ano.
De realçar também o importante apoio do Comité de Rugby do Centro que deu uma grande ajuda na organização do torneio, sobretudo na parte da gestão da competição e arbitragem.

Um agradecimento especial aos 35 atletas do Moita Rugby Clube da Bairrada que participaram no torneio, sendo assim o clube com maior nº de jogadores.


Cumprimentos,
Zé Carlos

2 comentários:

Bali Top Holidays disse...

hello!
greeting from Bali ^^!

Diogo Pini disse...

quem quiser saber o que é amor pelo rugby que ponha os olhos nestas fotos, pois em algumas delas aparece um jogador que ja denota uma certa idade mas que pelo esforço, entrega e amor pelo rugby da tudo o que tem! e por isso tem toda a minha admiraçao. Força Moreno, Força Bairrada.

Diogo Pini