segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Torneio das 6 Nações (1ª Jornada)




Este fim-de-semana iniciou-se o Torneio das 6 Nações com três jogos de excelente nível. Neste momento o Torneio das Nações abrange 6 selecções (França, Itália, Inglaterra, Irlanda, País de Gales e Escócia) mas com a tendência crescente das selecções se equilibrarem poderão dentro da próxima década abranger mais equipas tal como aconteceu com a Itália e que neste momento já se bate muito bem com grandes equipas. Como forma de adquirir competitividade em relação ao jogo praticado no Torneio das 6 Nações, equipas como a Espanha, Portugal, Rússia, Roménia, Alemanha e Geórgia participam em outro torneio na mesma ocasião da época, a "European Nations Cup" sendo considerada o torneio europeu para as selecções semi-profissionais.
Na primeira jornada o vencedor da edição passada foi País de Gales que realizou um jogo de muito bom nível contra a Escócia que não conseguiu suportar a superioridade imposta pelos galesese. A Inglaterra tal como se esperava venceu a Itália, apesar do resultado negativo a Itália demonstrou maior competitividade. Num jogo que já se previa equilibrado a Irlanda jogando em casa e liderada por Brian D´Obriscoll conseguiu levar de vencida os Gauleses.
De referir ainda a evolução da competitividade dos jogos e a sua espectacularidade, evidenciando que as alterações às Leis de Jogo tornaram o Rugby mais dinâmico e emotivo.
Os resultados foram os seguintes:
Irlanda 30 - França 21
Escócia 13 - País de Gales 26
Inglaterra 36 - Itália 11

Em relação a Portugal, jogou este sábado e não conseguiu alcançar a vitória frente à Rússia perdendo por 14-18 no Estádio Universitário de Lisboa.


Boa semana, Rui Rodrigues

Sem comentários: